Frequência e pontualidade

Assiduidade e pontualidade são fatores essenciais para o bom desempenho escolar. Por serem aspectos que envolvem diretamente a corresponsabilidade dos pais, solicitamos às famílias especial atenção para as regras de funcionamento de cada segmento, do Berçário ao Ensino Médio.


As faltas às aulas só devem ocorrer por motivos reais de força maior, portanto, viagens de lazer não estão incluídas. Todas as faltas devem ser justificadas por escrito pelo responsável e encaminhadas à Coordenação Pedagógica.

Responsabilidadedo aluno

É vetado ao aluno trazer objetos estranhos à proposta das aulas (brinquedos, revistas, aparelhos de som, fones de ouvido etc.).


Para alunos de 9º ano e Ensino Médio, o uso de dispositivos móveis (smartphones, celulares e tablets) é aceito para fins pedagógicos e quando solicitados pelo professor. Para alunos do Ensino Fundamental, o uso destes dispositivos é vetado, mesmo se os aparelhos estiverem em modo silencioso. Orientamos os alunos para que não tragam tais dispositivos para a escola. Em caso de não atendimento à solicitação para que o aluno guarde seu equipamento na mochila, o procedimento do professor será retirar o celular e entregá-lo para a Coordenação, que notificará a família. Na terceira reincidência, a coordenação devolverá o aparelho apenas para a família.


Importante: a escola não se responsabiliza pelo extravio e danos desses objetos.

Organização na entrada e saída de alunos

Unidade II (Júnior) – Kindergarten até 5º ano do Ensino Fundamental:

Berçário, B2 e K1: na entrada, os pais ou responsáveis devem conduzir as crianças para o 2º andar, onde serão elas serão recebidas pelas berçaristas, auxiliares ou professoras.


K2, K3 e K4: na entrada, os pais ou responsáveis devem conduzir as crianças até o andar Térreo, onde elas serão recebidas pelas auxiliares, que farão o ingresso do aluno na sala de aula, evitando interromper as atividades escolares.


1º ao 5º ano: na entrada, os alunos serão conduzidos até o Pátio Térreo para formarem fila e para a comemoração cívica semanal. Após o sinal, eles serão encaminhados pelas professoras para as salas de aula.


Em caso de atrasos, os pais ou responsáveis devem encaminhar os estudantes para as auxiliares dos respectivos andares, e elas farão o ingresso deles nas salas de aula. Os pais não podem interromper a aula iniciada para entregar os filhos aos professores. Os atrasos são registrados nas agendas. Os alunos atrasados do 5º ano só podem entrar na 2ª aula, e, a partir do 2ª semestre, os de 4º ano também.


Período Integral: na saída, os alunos do Período Integral aguardarão a chegada dos pais no 1º andar do Kindergarten. O horário máximo de saída contratado deve ser respeitado, pois a cada 30 minutos de atraso será cobrada uma taxa adicional, necessária para remunerar os funcionários que excedam seu horário de trabalho.


Importante:

No momento da saída, com exceção das crianças do Berçário, K1 e Período Integral, os alunos do Kindergarten e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos à garagem, onde aguardarão o transporte escolar ou a chegada de seus pais até às 12h45 (manhã) e 18h30 (tarde). Após esses horários, as crianças serão levadas ao Pátio Térreo (manhã) e Pátio do Período Integral (tarde). É vedada a permanência no Pátio ou na garagem sem o acompanhamento de um responsável. Solicitamos que os pais retirem os alunos mais cedo somente em casos imprescindíveis, pois essa prática causa prejuízos pedagógicos. Caso haja a necessidade de outra pessoa buscar o aluno, ela deve ser devidamente identificada.


Atenção: a saída fora do horário será autorizada somente com a solicitação dos pais ou responsáveis na agenda ou por e-mail (fundamental1@magister.com.br, no caso do 1º ao 5º ano) com antecedência.

Abertura e fechamento dos portões (acesso à escola)

Unidade II (Júnior):

É recomendado que os pais ou responsáveis busquem seus filhos em horário próximo ao término das atividades escolares, liberando o estacionamento para outros pais. Após as 19h, o colégio encerra seu expediente (exceto as atividades esportivas). Portanto, a entrada da garagem pela Av. Eng. Alberto de Zagottis será fechada. Depois desse horário, disponibilizamos apenas pessoal de Segurança, e não mais equipe pedagógica para atendimento aos alunos.


Uniforme escolar

O uniforme comum para os alunos do Kindergarten e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental é composto por: camiseta (que não pode ser customizada), calça (tipo agasalho esportivo), shorts, bermuda, short saia, vestido, blusa de lã, blusão de helanca ou tactel - todos com o logotipo do colégio - e tênis.


A não observância de seu uso nas aulas diárias será registrada na agenda e as seguintes providências serão tomadas:


1ª ocorrência: o aluno será orientado e a família comunicada;

2ª ocorrência: o aluno será advertido formalmente;

3ª ocorrência: o aluno retornará para casa, ficando com falta nas aulas.


Não é permitido o uso de:

Shorts sem o logotipo do colégio, camisas de times, calça rasgada, camisetas customizadas, sandálias, botas, tênis com rodinhas, chinelos, sapatos de plástico ou emborrachados, calça baixa, blusas que deixem a barriga à mostra, calça legging com camisetas curtas, roupas com dizeres que sugiram violência, discriminação ou maus hábitos; objetos que causem risco físico aos alunos ou sejam inadequados ao ambiente escolar.


Atenção:

- o uso do uniforme é obrigatório, mesmo em saídas, atividades extraclasse e no dia do aniversário;

- todos devem ter peças de reserva. Não serão aceitas justificativas;

- nas aulas de Educação Física, é obrigatório o uso do uniforme específico e calçados adequados para as atividades da disciplina.


Observações:

Em dias frios, o aluno deve usar o blusão do uniforme e, se necessário, outro agasalho de reforço pode ser vestido desde que seja da mesma cor do uniforme (azul marinho ou branco, liso e sem estampas).


Para evitar o extravio de peças do uniforme, pedimos que borde o nome do aluno ou o marque com caneta própria para tecido. A escola não se responsabiliza por uniformes perdidos.

Sistema de avaliação

Coerente aos nossos objetivos educacionais, a avaliação é entendida como um processo dinâmico e contínuo. Inclui tanto a avaliação da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos como a avaliação permanente do ensino oferecido a eles. A avaliação também tem como pressuposto oferecer ao professor a oportunidade de verificar continuamente se as atividades, métodos, procedimentos, recursos e técnicas que utiliza estão possibilitando ao aluno alcançar os objetivos propostos.


Kindergarten

O processo de avaliação dos alunos do segmento é contínuo. Todos os momentos e atividades são acompanhados pelos professores da sala e também pelas professoras das aulas específicas (Música e Artes), e o resultado dessas observações é registrado trimestralmente, por meio de relatórios, levando em conta as aprendizagens em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo, emocional, social e motor. As famílias são chamadas quando a equipe docente e a Coordenação observam situações e/ou dificuldades que merecem mais atenção.


Ensino Fundamental, Programa Internacional e Ensino Médio

No Ensino Fundamental, o atendimento escolar é pautado na avaliação do aproveitamento e na apuração da assiduidade. A avaliação é uma prática constante do processo ensino-aprendizagem e é expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez), exigindo para a aprovação do aluno a somatória de 70 pontos no ano letivo. Para mais detalhes, consulte o Plano Diretor 2020.


Os alunos que não realizarem as provas previstas no calendário escolar de avaliações deverão requerer a avaliação substitutiva na Coordenação Pedagógica. Tal requerimento deve ser solicitado e entregue à coordenação até 48 horas após a ausência na data prevista no calendário escolar de avaliações. Aos alunos que não fizerem o requerimento da avaliação substitutiva ou não comparecerem, por qualquer motivo, na data e horário marcados para sua realização, será atribuída nota 0 (zero). As datas das avaliações substitutivas serão agendadas diretamente com os coordenadores pedagógicos.


A prova substitutiva será aplicada somente após a entrega do requerimento à coordenação e o recolhimento da taxa correspondente na secretaria.


Importante: não há prova substitutiva para as provas de recuperação e simulados, mesmo com a apresentação de atestado médico.

Formas de comunicação

Plano Diretor

Nele constam as intenções pedagógicas do Colégio Magister e os diversos movimentos planejados para serem desenvolvidos ao longo do ano, além da filosofia educacional, diretrizes metodológicas, sistema de avaliação e metas pedagógicas da escola. O documento fica disponível na área restrita do site e é acessado por login e senha. É possível também solicitar uma versão impressa na secretaria.


App Magister

Disponível gratuitamente para download, o app Magister é um canal de informação sobre eventos e atividades e, a partir de 2020, permite que pais e setores pedagógicos e administrativos do colégio se comuniquem por meio de mensagens e


Reunião de Pais

Ocorre em vários momentos do processo educativo, em datas previstas no calendário escolar. É uma ocasião importante, na qual pais e professores fazem propostas e encaminham questões de ensino-aprendizagem e de relacionamentos interpessoais.


Atendimento

A Coordenação Pedagógica e os professores estão disponíveis para atendimento aos pais em dias e horários previamente agendados. Os pais de alunos que apresentam quaisquer dificuldades no decorrer do ano são convocados para reuniões individuais.


Aplicativo Magister

Disponível no menu superior do site (magister.com.br), esse canal de comunicação permite que os pais tenham acesso a informações gerais sobre a rotina pedagógica dos filhos, incluindo o Boletim Escolar, e até informações financeiras.


Redes sociais

É possível acompanhar atividades, novidades e eventos que acontecem no Magister ou contam com participação do colégio por meio do Facebook (facebook.com/colmagister), Instagram (@colmagister) e YouTube (Colégio Magister), que frequentemente são alimentados com fotos e/ou vídeos.


Revista Magister

Com periodicidade anual, a Revista Magister mostra, por meios de matérias e ilustrações, projetos interdisciplinares e pedagógicos ricos em cultura, educação e arte desenvolvidos ao longo do ano em todos os segmentos escolares e institucionalmente.


Central de Relacionamento

Atende pais e familiares que têm dúvidas, solicitações ou reclamações gerais – e não pedagógicas. Contatos podem ser feitos pelo e-mail atendimento@magister.com.br.

Serviços de apoio administrativo

Secretaria e Tesouraria

Departamento responsável pelo registro acadêmico do aluno, realização de matrículas, inscrições em atividades extras e no transporte escolar, pagamentos em geral e solicitações de documentos. Localizada na Unidade II (Júnior), atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.


Prazos para expedição de documentos:

Declaração simples: 1 dia; 2ª via do Boletim: 1 dia; 2ª via do Histórico Escolar: 30 dias.


Serviços médicos

O colégio dispõe de assistência médica de responsabilidade da Clínica Infantil Santa Isabella e mantém uma profissional de Enfermagem em cada unidade, para atender ocorrências e emergências apresentadas exclusivamente no horário das atividades escolares. Casos que venham a ocorrer em outros horários serão atendidos na Clínica Santa Isabella (Rua Verbo Divino, 246 - Granja Julieta), dese que com a apresentação da autorização dos pais ou responsáveis.


A Enfermaria presta assistência de primeiros socorros a todos os alunos, no preíodo entre 7h30 e 18h, mantendo nesse horário um profissional de Enfermagem de plantão permanente, que em caso de emergência poderá efetuar medicação urgente, imobilização, curativos e inalação.


Face às dificuldades que muitas vezes temos para encontrar os responsáveis e para evitarmos omissão de socorro, a Enfermaria atenderá as ocorrências independentemente do contato antecipado com os pais. Após o atendimento, a profissional de Enfermagem de plantão anotará o ocorrido na agenda do aluno e, quando necessário, será feita a comunicação via telefone pela professora ou coordenadora.


O aluno, desde que munido de sua carteirinha de identificação ou de sua agenda, será atendido em consulta médica gratuitamente na sede da Clínica Santa Isabella e pderá fazer consultar nas seguintes especialidades de Clínica Pediátrica e Alergia Clínica. Para crianças matriculadas no Berçário, será cobrado o valor de 50% em consulta médica e procedimentos. Para casos sem urgência, o horário deve ser marcado com antecedência.


A Clínica Santa Isabella manterá os procedimentos complementares (inalação, Raio X, medicação, suturas e imobilização) para averiguação clínica, oferecendo desconto na tabela particular vigente.


Na escola, para que o aluno seja medicado com medicamentos vindos de casa, é necessário trazer a receita médica atualizada com indicação de horários e posologia, e também enviar os medicamentos em sua embalagem original.


Em caso de internação do aluno, a clínica e o colégio não se responsabilizam pelas despesas hospitalares.


O acompanhamento da internação, caso queiram os responsáveis pela criança, poderá ser feita por médicos da clínica com desconto nos honorários médicos.


No caso de acidente grave ocorrido no colégio, que cause perigo de morte, ou quando o profissional de plantão julgar necessário, a Clínica se encarrega de remover - com ambulância própria, mantida na escola - o paciente ao hospital de preferência dos responsáveis.